Farinha de coco ajuda a emagrecer: veja benefícios e como fazer em casa

Se você está pensando em adicionar fibras às suas refeições, uma boa opção pode ser a farinha de coco. Esse subproduto da extração da água de coco é rico em fibras, sendo inclusive quatro vezes mais potente nesse quesito que o farelo de aveia. Além disso, também ganha de lavada da semente de linhaça triturada e farelo de trigo.

Outros nutrientes que compõem a farinha de coco são proteínas, cálcio, ferro, magnésio e zinco. A partir dessas propriedades nutricionais, o alimento é capaz de ajudar no controle da diabetes, reduzir o colesterol e colaborar para o emagrecimento, prevenindo o acúmulo de gorduras no corpo.

No caso da diabetes, o baixo índice glicêmico da farinha de coco pode ajudar a equilibrar os índices de açúcar no sangue. Assim, é possível ajudar no controle da doença. As mesmas fibras são capazes de ajudar na prevenção e combate à constipação intestinal, auxiliando no bom funcionamento do intestino e diminuindo incômodos gastrointestinais.

Para quem quer emagrecer, também é excelente devido à alta concentração de fibras solúveis e insolúveis. Quando ingeridas, essas substâncias dão a sensação de saciedade durante mais tempo, te deixando com menos fome. Outro benefício da farinha de coco é evitar o estoque de gorduras.

“O farelo do coco contém doses significativas de TCM (triglicerídeos de cadeia média), substâncias que não são armazenadas em forma de gordura, obrigando o organismo a utilizar o depósito acumulado como fonte de energia“, explica a nutricionista Haiana Machado.

Por último, a farinha de coco também conta com outra vantagem: como não tem glúten, pode ser consumida por celíacos e intolerantes ao glúten. Dessa forma, ela se torna uma ótima opção para quem tem dietas mais restritivas, sendo uma alternativa à farinha de trigo no preparo de pães, bolos e biscoitos, por exemplo.

Se você gostou de todos esses benefícios da farinha de coco e quer garanti-los no seu dia a dia, saiba que é possível prepará-la em casa. Você vai precisar apenas de um coco seco. E o melhor é que, durante o preparo, ainda terá uma água e leite de coco deliciosos para usar em outras receitas! Veja a seguir como fazer farinha de coco em casa:

Veja como fazer farinha de coco em casa – Foto: Shutterstock

Como fazer farinha de coco?

Você vai precisar apenas da polpa do coco. Ele é o que fica após você extrair o leite do coco, o que é ótimo porque essa é uma receita que evita desperdícios. Depois drenar a água e abrir o coco, você deve retirar a polpa do coco, lavando-a e secando-a. Uma dica importante é remover também a parte marrom do coco.

Leve toda a “carne” do coco, cortada em pedaços, a um processador ou liquidificador com água morna. Nesse processo, você irá preparar primeiro o leite de coco e, depois, a farinha com as fibras que sobrarem. Após bater bem no liquidificador, coe o leite com um voal ou tecido fibroso.

Com o resíduo desse processo, vamos finalmente preparar nossa farinha de coco. Agora, as fibras serão desidratadas. Você pode fazer isso tanto no forno quanto na frigideira. O importante é sempre deixar em fogo baixo para secá-las cuidadosamente. No forno, coloque as fibras sobre papel manteiga e, no caso da frigideira, mexa com uma espátula. A farinha não deve torrar, apenas ficar levemente dourada. Ela estará pronta quanto estiver sequinha. Aproveite!

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾