Extrema-direita capturou redes sociais para atacar democracia, diz Alexandre de Moraes

O ministro do STF, Alexander de Moraes, disse na  sexta-feira  que forças de extrema-direita tomaram conta das redes sociais para atacar a democracia. A declaração foi feita em palestra na Fundação Fernando Henrique Cardoso, em São Paulo.   “O Brasil vive um ataque massivo à sua democracia. Não é um problema só do Brasil, o mundo inteiro está dominado pela extrema direita nas redes sociais com o objetivo de atacar a democracia e quebrar as regras democráticas. Capturamos todas as nossas redes sociais”, disse. disse Morez.   Morez disse em seu discurso que as redes sociais surgiram com a Primavera Árabe como um impedimento contra estados totalitários sem liberdade de expressão.

No entanto, “a extrema direita, especialmente nos Estados Unidos, começou a diagnosticá-lo e  a estudar essa questão e, em particular, passou a usar esse mecanismo, mas com um objetivo diferente, atacando-o com o objetivo de minar a  democracia e o estado de direito.  três pilares da democracia”, afirmou. 

 O discurso foi feito quando o ministro relembrou o ataque ao Governo Geral Japonês dos Três Reinos em 8 de janeiro. “Aqueles que usurparam os Três Reinos estão alienados. Eles acham que não estão fazendo nada. Liberdade de expressão”, disse Morez.  O ministro disse ainda que o ataque a jornais é uma das estratégias para disseminar notícias falsas nas redes sociais atentando contra o Estado Democrático de Direito. 

 “A milícia digital ainda não acabou. Idéias fascistas,  ódio, eles vêm do poço. Uma brecha foi revelada”, continuou o ministro.   “A ideia é igualar notícias fraudulentas a “notícias falsas”. “Igualaremos informação falsa com informação”, acrescentou o ministro. Tem a vantagem de que  nossa desinformação é irresponsável, a mídia é responsável por sua disseminação e a rede não.  “Hoje a desinformação tem o mesmo valor que a informação, às vezes  maior  que algumas bolhas. Se você pegar a audiência da grande imprensa, essa audiência é menor e o alcance é menor  que o grande impacto. Depois houve o ataque direto e a mídia foi dilacerada. Basta ver  todos os ditadores autoproclamados criticarem a liberdade de expressão e de imprensa”, concluiu.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾