Estas espécies de plantas são capazes de deixar qualquer ambiente muito mais bonito e agradável

Plantas pequenas são a opção ideal para quem mora em apartamento ou dispõe de pouco espaço em casa e, ainda assim, quer acrescentar mais cor e vida à decoração. São diversas as espécies que, mesmo adultas, permanecem com tamanho reduzido e podem agregar beleza ao seu lar. 

Além disso, é sempre bom lembrar que um ambiente com plantas é excelente para manter o ar puro e limpo, uma vez que são incontáveis as espécies que têm como uma das principais características esta capacidade. Isso sem contar no poder que a vegetação compondo a decoração de uma casa tem de tornar os espaços mais leves e harmônicos.

Por isso, neste artigo, apresentaremos espécies de plantas pequenas que ficam bem em ambientes internos, são fáceis de cuidar e podem deixar sue lar ainda mais bonito. Confira!

Plantas pequenas que ficam bem em todos os lugares

As plantas como protagonistas da decoração dos ambientes domésticos são uma tendência que veio para ficar. No entanto, estas não precisam ficar restritas às casas que dispõem de grandes espaços, nem mesmo às espécies grandes de plantas. 

Muito pelo contrário: são incontáveis as espécies de plantas que, mesmo na idade adulta, permanecem pequenas e cabem em qualquer espaço e podem ajudá-lo a compor a sua urban jungle

Entre elas, podemos encontrar espécies que já são conhecidas justamente por serem pequenas, como as suculentas, por exemplo. Mas, além destas, há vários tipos de flores, cactos e até mesmo ervas aromáticas que, além de perfumarem a casa e darem sabor à comida, são lindas e combinam perfeitamente com a decoração. 

Portanto, confira, a seguir, a lista que preparamos de plantas pequenas que cabem em qualquer lugar e nossas dicas de como incorporá-las na decoração. Além disso, aqui, também falaremos sobre como cuidar de cada uma das espécies a fim de que tenham vida longa em sua casa. Veja só!

1 – Avelós

Esta espécie arbustiva é um exemplo muito interessante de planta pequena para compor a decoração do seu lar. Com seus galhos finos, que formam desenhos simétricos e delicados, a planta de origem africana pode ser cultivada em vasos e colocada em locais próximos a janelas ou em varandas e sacadas, por exemplo. 

Isso porque esta espécie necessita de luz solar direta incidindo sobre ela. Além disso, é importante que a planta fique em um solo bem drenado e receba regas regulares.

A avelós resiste muito bem a períodos de estiagem, sendo, portanto, fácil de cuidar. No entanto, é importante ter uma atenção especial a ela nas estações mais frias do ano. 

É importante pontuar que, embora esta espécie seja muito comumente utilizada para tratar alguns tipos de feridas e enfermidades, o látex expelido pela avelós é extremamente tóxico, tendo efeitos cáusticos se em contato com peles sensíveis e com mucosas. Portanto, em lares com crianças pequenas e animais domésticos, os cuidados devem ser redobrados.

2 – Espada-de-São-Jorge

Embora alguns exemplares desta espécie sejam conhecidos justamente por sua altura, é possível encontrar espadas-de-São-Jorge em tamanhos reduzidos. Estas ficam ótimas em qualquer espaço de sua casa. 

Uma vantagem da espada-de-São-Jorge é que esta não é uma planta muito exigente. As regas podem ser feitas em intervalos mais longos, uma vez que a espécie resiste bem a períodos de seca.

É importante que ela fique em locais que recebam muita luminosidade, mas não Sol direto. Isso porque, incidindo diretamente sobre suas folhas, estas podem ficar amareladas e perder o viço.

3 – Alecrim

Esta planta é muito mais conhecida por seus potenciais medicinais e seu uso culinário, mas o alecrim também é uma das espécies que fazem parte da nossa lista de plantas pequenas que podem ser incorporadas à decoração. 

O alecrim deve receber luz solar direta para ter um bom crescimento e desenvolvimento. Por isso, um bom lugar para esta espécie pode ser a própria cozinha, caso ela tenha uma janela que pegue Sol na maior parte do dia.

Além de decorar, a plantinha já pode ficar à mão para a hora de preparar um prato saboroso e aromático. 

Já as regras desta planta devem ser bastante intervaladas. Recomenda-se que a irrigação ocorra, no máximo, duas vezes por sema, com intervalos de, pelo menos, dois dias entre uma e outra. 

4 – Flor-da-fortuna

Além do simbolismo atribuído a seu nome, a flor-da-fortuna é mais um exemplo de plantas pequenas que são ótimas para ter em casa. Embora muitos não saibam, a Kalanchoe é uma espécie de suculenta e, justamente por isso, os cuidados exigidos por ela são poucos!

Suas flores podem ocorrer em diversas cores, como o rosa, laranja, vermelho e amarelo. Assim, é interessante que essa planta seja cultivada em locais com incidência direta do Sol, uma vez que a luminosidade é fundamental para seu desenvolvimento.

Por se tratar de uma suculenta, as regas não devem ser diárias. Na verdade, nas estações mais quentes do ano, podem ser feitas, no máximo, duas vezes. Antes de irrigar, inclusive, é importante verificar se o solo não está encharcado, porque, neste caso, as raízes podem apodrecer. Já no inverno, regas devem ocorrer somente uma vez por semana. 

5 – Cacto

Mais um tipo de planta pequena que cabe em qualquer lugar é o cacto. Este, no entanto, deve receber Sol o dia inteiro. Vale lembrar que esta é uma espécie quer prefere os climas quentes e não precisa ser regada com frequência. 

No caso de moradores de apartamentos, é interessante colocar a planta próxima às janelas que recebem mais quantidade de luz solar durante o dia. Locais em que o cacto costuma ficar bem e agrega beleza à decoração são móveis como estantes de livros, prateleiras, aparadores e racks. 

6 – Clorofito

O clorofito é uma planta compacta, fácil de cuidar e com a capacidade de purificar o ar da casa. Ele costuma medir de 15 a 20 cm, mas pode chegar a 60 cm. Suas folhas são rajadas, combinando tons de verde e branco com harmonia.

Também conhecido como planta-aranha, o clorofito é uma escolha perfeita para apartamentos. A espécie, que fica linda em vasos suspensos, gosta de sol indireto e regas moderadas.

7 – Tillandsia

Já ouviu falar da Tillandsia? Pois saiba que esta plantinha tem feito muito sucesso nos últimos tempos. Nativa do Equador, ela geralmente mede de 20 a 30 cm altura e pode ser cultivada em qualquer lugar.

Como se trata de uma planta aérea, a espécie não precisa de um jardim com terra para sobreviver. O seu cultivo pode acontecer em rochas, conchas, cerâmicas e até mesmo terrários.

Em suma, esta planta gosta de ficar em um lugar com boa circulação de ar. Além disso, ela aprecia claridade natural (mas nunca sol direito) e regas periódicas, geralmente três vezes por semana.

8 – Aspargo-samambaia

Diferente do que seu nome sinaliza, o aspargo-samambaia não é um tipo de samambaia. Na verdade, esta planta pertence à mesma família do lírio e tem a vantagem de ter um tamanho compacto.

Resistente e fácil de cuidar, esta especie possui folhas finas, delicadas e plumosas. O cultivo requer meia-sombra e solo fértil, além de regas regulares. Para renovar a beleza da folhagem, recomenda-se podas anuais.

9 – Jade

Se você quer deixar a mesa ou prateleira com um toque verde, então considere incluir a planta jade na decoração. Esta espécie parece uma árvore em miniatura, com caule curto e folhas grossas.

Em suma, a jade aprecia lugares com meia-sombra e não gosta de regas frequentes, assim como acontece com outras suculentas.

10 – Bambu-da-sorte

O bambu-da-sorte ganhou popularidade nos últimos tempos porque possui um significado especial, que varia conforme o número de hastes. A plantinha, amada pelo Feng Shui, é sinônimo de sucesso, boas energias e prosperidade.

A planta deve ser cultivada na sombra, ou seja, em ambientes com luz natural indireta. Já as regas devem ser regulares, de modo que o solo permaneça úmido, mas nunca encharcado.

11 – Fitônia

Entre as plantas pequenas que são perfeitas para ter em casa, não se esqueça da fitônia. A espécie, também conhecida como planta mosaico, possui folhas delicadas que mesclam tons de verde e branco ou verde e rosa.

É importante regar a fitônia em média três vezes por semana, a fim de evitar que suas folhas murchem. Além disso, a planta se adapta bem aos locais de sombra ou meia-sombra, desde que receba luz natural indireta.

12 – Rosa de pedra

A rosa de pedra é uma planta suculenta, por isso sobrevive em altas temperaturas e com pouca água. Sua coloração opaca, mescla tons de verde e roxo de forma encantadora.

Nativa do México, a rosa de pedra possui um tamanho super compacto: que varia de 10 a 15 cm de altura.

13 – Violeta

Por fim, para encerrar a nossa lista, vale a pena citar uma planta pequena com flores que cabe em qualquer lugar da casa ou do apê: a violeta. Esta plantinha gosta de solo úmido e muita luz natural (mas nunca sol pleno).

Embora sejam pequenas, todas as plantas da lista merecem cuidados especiais. Então, ao escolher uma espécie para cultivar em casa, lembre-se de respeitar a frequência de regas recomendada e as necessidades de luz natural. Além disso, também é necessário adubar a terra na dose certa para estimular o crescimento e evitar o aparecimento de pragas.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾