Entenda por que Maduro não virá mais para posse de Lula

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, não comparecerá mais à posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na tarde deste domingo (1). A informação é da jornalista Julia Duailibi, da GloboNews.

O país será representado por Jorge Rodríguez, presidente da Assembleia Nacional – o parlamento venezuelano – e irmão do vice-presidente Delca Rodríguez. 

Ainda segundo informações da jornalista Julie Duailibi, a visita foi cancelada na noite deste sábado (31). Os guarda-costas de Maduro já estavam em Brasília e a equipe de Lula não foi informada do motivo.

Segundo Jamil Chade, do UOL, o cancelamento da viagem de Maduro se deve às sanções impostas pelos Estados Unidos a qualquer empresa que mantenha relações comerciais com o governo venezuelano, “colocando mais um obstáculo ao desembarque” de Maduro. “As empresas que abastecem o avião de Maduro para que ele possa retornar ao seu país podem ser penalizadas pelo governo dos Estados Unidos”, explica o relatório.

Nesta sexta-feira (30), Jair Bolsonaro (PL) divulgou a visita do presidente da Venezuela ao Brasil para participar da posse. Bolsonaro publicou esta declaração em uma portaria interministerial no DOU (Diário Oficial), revogando uma ordem de 2019 que impedia Maduro e seus assessores de entrar no território brasileiro.

Segundo o jornalista Igor Gadelha, do portal Metrópoles, o vice-ministro da Justiça e Segurança Pública, Antonio Ramirez Lorenzo, e o atual ministro das Relações Exteriores do governo Bolsonaro, Carlos Alberto Franco França, assinaram o recurso da obstrução.

A portaria interministerial de 2019 foi assinada por Sergio Moro, então ministro da Justiça, e Ernesto Araújo, então chefe do Itamarata. A equipe de transição de Lula divulgou um documento criticando a ação de Bolsonaro.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾