Como lidar com sentimentos negativos que vêm à mente?

É muito comum termos emoções negativas no nosso dia a dia. As mais comuns são a raiva, tristeza, repulsa e medo. Porém, elas são muito prejudiciais para a saúde física e mental. Por isso, é importante prestar atenção a elas para que, assim, você consiga adotar estratégias emocionais que irão te auxiliar a lidar da melhor forma possível quando elas aparecerem.

É muito comum que em dias mais nublados as pessoas desenvolvam sentimentos de tristeza e melancolia, se tornem mais introspectiva e consequentemente mais reservadas. Segundo a Associação Canadiana de Saúde Mental, nos meses marcados pelo inverno, 2 a cada 100 pessoas se sentem realmente mais tristes. Se você é uma dessas pessoas, é importante se atentar até que ponto essa tristeza atrapalha a sua vida.

Tristeza

A tristeza é um sentimento muito natural do ser humano, afinal só existe a alegria, porque existe tristeza. Porém, é muito importante que esse sentimento não te paralise, por isso a autoanálise constante a respeito dele é essencial para manter a sua saúde mental. Para te ajudar, separamos alguns sinais que demonstra que a sua tristeza merece uma atenção profissional, são eles:

  1. Você não consegue aproveitar bons momentos;
  2. Você só consegue ver o lado ruim das coisas;
  3. Você não sente mais vontade de fazer coisas que te davam prazer.

Repulsa

A repulsa é o sentimento de aversão a algo ou alguém, muito comum nas pessoas, para lidar melhor com ele, é importante em primeiro lugar, olhar para si mesmo com certa frequência e se perguntar o porquê aquilo te causa esse sentimento. Após analisar os motivos da sua repulsa, evite generalizar as pessoas, afinal não é normal você sentir raiva de alguém por uma característica específica que ela compartilha com um grupo.

Medo

O medo é uma estratégia automática de defesa do ser humano, portanto é natural senti-lo, desde que ele não te paralise. Afinal, é muito comum que medos virem pânicos, e é aí que mora o perigo. Pensando nisso, aqui estão algumas estratégias para lidar melhor com ele:

  1. Racionalize as questões do seu dia a dia e analise-as ao invés de se preocupar;
  2. Cuide do seu emocional e tenha períodos de lazer em locais que você se sente bem;
  3. Encare as situações como formas de evoluir ao invés de se assustar com elas.

Raiva

Tão natural no dia a dia, a raiva nos aparece frequentemente, porém é importante saber canalizar e lidar com ela da melhor forma possível.

  1. Respire fundo sempre que possível;
  2. Faça exercícios de relaxamento e foque a sua atenção neles;
  3. Racionalize as situações e pratique o exercício da compreensão, afinal você não sabe de tudo.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾