Como fazer queijo branco caseiro? Aprenda com a receita

Queijo é sempre uma boa pedida. Não importa se for apenas para ser parte de uma tábua de frios, incrementar uma receita, rechear algo delicioso ou até mesmo ser comido sozinho, como um aperitivo muito gostoso. E nada como um bom queijo branco caseiro, não é?

Como existe uma grande variedade de queijos, é importante saber qual você vai escolher. Se você está em uma dieta, por exemplo, não opte pelas versões amarelas, como gorgonzola, parmesão e cheddar, pois elas apresentam alta concentração calórica.

Ainda assim, há opção para quem quer se alimentar de forma saudável e não abandonar os queijos! Nesse caso, escolha os brancos. Segundo a nutricionista Cristina Diestel, os queijos são permitidos na dieta, “mas deve-se optar pelos mais magros, como a ricota, o cottage e o tipo minas em sua versão light”.

Para não gastar muito no supermercado, prepare essa versão de queijo branco caseiro! Confira os ingredientes e passo a passo com o Guia da Cozinha a seguir:

Rendimento: 5 porções

Dificuldade: médio

Ingredientes do Queijo branco caseiro:

  • 5 litros de leite de saquinho
  • 1/2 colher (sopa) de coagulante líquido (coalho)
  • 2 colheres (sopa) de água filtrada
  • Sal a gosto

Modo de preparo:

Coloque o leite em uma panela grande e aqueça até chegar na temperatura de 36ºC. Retire do fogo, adicione o coagulante dissolvido na água e misture. Cubra e deixe descansar por 40 minutos. Verifique se o leite está firme; se estiver, faça cortes com uma faca por todos os lados. Deixe descansar por mais 5 minutos e mexa levemente com uma colher.

Divida a massa em 5 forminhas próprias para o preparo de queijo e aperte levemente para sair todo o soro. Deixe descansar por 5 horas, virando algumas vezes. Quando estiver sólido, polvilhe os queijos com sal e deixe descansar nas forminhas dentro da geladeira por mais 3 horas, sempre escorrendo o excesso de soro. Retire das forminhas e leve a geladeira até o momento de servir.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾