Como escolher o melhor petisco para cachorro?

Os petiscos para cachorro são uma forma de demonstrar carinho, recompensar um bom comportamento ou estimular a obediência do seu amigo de quatro patas. Mas, você sabe como escolher o melhor petisco para o seu cão? Afinal, com tantos produtos no mercado, formatos, ingredientes e sabores, pode ser difícil escolher a opção ideal para o seu pet.

Por isso, a PROTESTE preparou este conteúdo com todas as dicas que você precisa para escolher os petiscos mais adequados para seu animal de estimação. Neste artigo, vamos mostrar os principais tipos de petiscos, os benefícios que eles podem trazer para o cachorro e os cuidados que você deve ter na hora de oferecer essa delícia ao seu pet. Confira!

Conheça os petiscos para cachorros

De acordo com a Legislação Brasileira (IN 30/2009 – MAPA), os petiscos para cães podem ser classificados como alimentos específicos ou ainda como produtos mastigáveis. No primeiro grupo, estão  produtos com finalidade de agrado, prêmio ou recompensa e que não se caracterizam como alimentos completos, como é o caso dos bifinhos, tirinhas e biscoitos. Já os mastigáveis são à base de subprodutos de origem animal, podendo conter ingredientes de origem vegetal, com objetivo de diversão ou agrado, com valor nutricional desprezível, como é o caso dos ossinhos.

Os petiscos para cachorros são alimentos complementares que podem ser oferecidos ao seu cão entre as refeições ou como forma de agrado. Eles possuem diferentes aspectos nutricionais e funções na alimentação do seu pet, dependendo do tipo que você escolher. Veja a seguir os principais tipos de petiscos para cachorros:

  • Naturais: são aqueles feitos à base de ingredientes naturais, sem aditivos como conservantes, corantes ou aromatizantes. Eles costumam ser fontes de proteínas, vitaminas e minerais que ajudam na saúde do seu cão. Alguns exemplos são petiscos com ingredientes como pedaços de frutas, legumes e/ou carnes desidratadas.
  • Industrializados: são aqueles produzidos por empresas especializadas em alimentação animal. Eles podem ter diferentes formatos, sabores e funções, como ossinhos, bifinhos e biscoitos.
  • Caseiros: são aqueles feitos em casa com ingredientes que você tem na sua cozinha. Eles podem ser uma opção mais econômica e personalizada para o seu cão, mas é preciso ter cuidado com os ingredientes que podem ser prejudiciais à saúde do seu pet, como sal, açúcar, chocolate, cebola, alho, uva e macadâmia. Também é recomendável consultar um veterinário antes de oferecer um petisco caseiro ao seu cão.
  • Funcionais: petiscos que auxiliam com algum benefício adicional que vai além do papel nutritivo, como na saúde dos dentes, das articulações, do intestino etc.

Quais são os benefícios dos petiscos para cachorros?

Oferecer um petisco para o seu cachorro pode trazer vários benefícios para ele e para você. Veja alguns deles:

Adestramento

O petisco pode ser usado como um reforço positivo para ensinar comandos ou corrigir comportamentos indesejados do seu cão. Ao associar o petisco a uma ação correta, você estimula a inteligência e a obediência do seu cão, facilitando a aprendizagem e o convívio.

Relacionamento com tutor

O petisco também pode ser usado como uma forma de demonstrar afeto e fortalecer o vínculo entre você e o seu cão. Ao oferecer um petisco ao seu cachorro, você mostra que ele é importante e que quer agradá-lo. Isso aumenta a confiança e a lealdade do seu cão com você.

Higiene bucal

Alguns petiscos auxiliam na higiene bucal do seu cão, pois ajudam a remover o tártaro e a prevenir o mau hálito. Eles também estimulam a mastigação e a produção de saliva, que são importantes para a saúde dos dentes e das gengivas do seu cão.

Cuidados importantes na hora de oferecer petiscos para seu cachorro

Apesar dos benefícios dos petiscos para cachorro, é preciso ter alguns cuidados na hora de oferecê-los ao seu cão. Veja quais são:

Quantidade

O primeiro cuidado é sobre a quantidade. Os petiscos devem ser oferecidos com moderação ao seu cão, pois eles não substituem a alimentação completa e balanceada que ele precisa. O excesso de petiscos pode causar obesidade, diabetes e outros problemas de saúde no seu cachorro. 

Tamanho e consistência

O segundo cuidado é sobre o tamanho e a consistência. Os petiscos devem ter um tamanho adequado ao porte e à idade do seu cão, para evitar engasgos ou sufocamentos. Eles também devem ser facilmente mastigáveis e deglutíveis. Não ofereça ossos de frango ou boi ao seu cão, pois eles podem se quebrar em pedaços pontiagudos e perfurar o trato digestivo do seu cachorro.

Ingredientes

É fundamental que o médico veterinário que acompanha seu cão oriente sobre os alimentos que poderão ser oferecidos, de forma individualizada. O animal pode apresentar restrições importantes na ingestão de determinados nutrientes, como é o caso de obesos e diabéticos. Além disso, o cão  pode ter histórico de alergias, merecendo maior cautela no consumo de determinados ingredientes. Pela lista de ingredientes também é possível avaliar a qualidade nutricional do produto. Opte por petiscos com ingredientes mais nobres e de maior valor nutricional, evitando excesso de aditivos químicos e de farinhas de ossos e penas, por exemplo.

Como escolher o petisco para cachorro?

Agora que você já sabe os tipos, os benefícios e os cuidados ao oferecer os petiscos para o seu cachorro, veja algumas dicas de como escolher a melhor opção para o seu cão:

Pesquisar a reputação da empresa

Antes de comprar um petisco industrializado para o seu cão, pesquise sobre a reputação da empresa que produz o produto. Verifique se ela segue as normas sanitárias e se tem boas avaliações dos consumidores. Você também pode consultar um veterinário ou uma associação de defesa do consumidor, como o canal Reclame da PROTESTE, para saber se há alguma reclamação ou alerta sobre o produto. 

No rótulo do produto, observe algumas informações importantes:

  • Presença do carimbo oficial da inspeção e fiscalização federal;
  • Nome empresarial, endereço completo, nº de inscrição no CNPJ e telefone de atendimento ao consumidor do estabelecimento fabricante, fracionador ou importador, de acordo com o produto;
  • Lote e data de validade.

Verificar a composição do petisco

Outro cuidado importante é verificar a composição do petisco que você vai oferecer ao seu cão. Atenção para avaliar as matérias-primas utilizadas, com ingredientes e aditivos alimentares. Observe também os níveis de garantia, que informam as quantidades mínimas e/ou máximas dos principais nutrientes que compõem os alimentos destinados ao consumo de animais de companhia, como proteínas, fibras e gorduras, além de minerais como cálcio e fósforo, umidade e cinzas.

Avaliar o tamanho e a consistência do petisco

Escolha um petisco que tenha um tamanho adequado para o porte e a idade do seu cão. Se o seu cachorro for filhote ou idoso, por exemplo, prefira os petiscos mais macios e fáceis de mastigar. Para cães adultos ou grandes, prefira os petiscos mais duros e resistentes que estimulem a mastigação. Existem opções específicas para determinadas raças e portes de cães no mercado.

Levar em conta as necessidades e preferências do cachorro

Por fim, leve em conta as necessidades e preferências do seu cachorro na hora de escolher um petisco. Se o seu cachorro tiver alguma restrição alimentar ou alguma condição especial de saúde, consulte um veterinário antes de oferecer um petisco. Se o seu cachorro tiver alguma preferência por sabor ou textura, experimente diferentes tipos de petiscos até encontrar o que ele mais gosta.

Se você quer oferecer um petisco ainda mais saudável e saboroso ao seu cachorro, escolha os petiscos funcionais. Eles são produtos desenvolvidos com ingredientes naturais que trazem benefícios específicos para a saúde do seu cão.

Como saber qual é o melhor petisco para o seu cachorro? A PROTESTE realizou um teste comparativo com lotes de 5 marcas diferentes de petiscos tipo bifinho e avaliou diversos critérios como rotulagem, análises físico-químicas, presença de contaminantes químicos e microbiológicos, além de aditivos químicos, nutrientes relevantes e avaliação do preço.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾