Comidas do Canadá: conheça 8 pratos típicos e suas histórias

Em Clima de Copa do Mundo, vale fazer uma viagem gastronômica na sua própria cozinha e, assim, explorar os pratos típicos de cada país. Com certeza você já provou alguma iguaria do México ou da Itália… Mas e as comidas do Canadá? Você já experimentou?

O Canadá é um país rico em belezas naturais, pontos turísticos famosos e uma cultura diversa, que sofre influências britânicas e francesas devido às colônias situadas no país, como o Quebec, Vancouver e Montreal. Por isso, é um país multicultural que oferece um mundo de novas descobertas!

Deste modo, toda essa pluralidade se reflete também na culinária, que caracteriza ainda mais sua história e suas influências imigratórias. Logo, se você está pensando em conhecer o país, que tal começar pela gastronomia? Separamos para você os 13 pratos principais da culinária canadense e suas origens. Confira!

Conheça 13 Comidas do Canadá e suas histórias

Poutine

O Poutine é, sem dúvidas, o prato mais tradicional e popular que você pode encontrar no Canadá! Essa delícia é composta, originalmente, por batata frita, cubos de queijo coalho e molho de carne: que delícia! Entretanto, essa mistura deliciosa — mas inusitada — teria sido um acidente: na versão mais popular da história do prato, um morador de Warwick, em Quebec, teria ido ao restaurante Le lutin que rit em 1957.

Lá, ele pediu dois pratos para viagem, as batatas fritas e o queijo coalho. Ao chegar em casa, percebeu que ambos haviam se misturado e exclamou: “Isso é uma poutine!”, uma expressão utilizada em Quebec para “bagunça”. Porém, a combinação teria ficado tão boa que, mais tarde, o molho de carne foi adicionado no prato, dando origem à versão atual da receita.

O poutine é um dos pratos canadenses mais conhecidos – Foto: ShutterstockFoto: Guia da Cozinha

Além disso, outra versão menos inventiva da história diz que o prato foi apenas criado em um restaurante qualquer na província de Quebec. Seja uma ou outra história a verdadeira, fato é que o prato se tornou tão popular que pode ser encontrado até em redes de fast food em algumas regiões do país!

Nanaimo bars

Uma sobremesa simples e fácil de se fazer, as barras Nanaimo são compostas apenas por três camadas: chocolate misturado com coco e nozes, para dar crocância, creme de baunilha no meio e uma camada de ganache de chocolate por cima. Aliás, nada vai ao forno!

Nanaimo – Foto: ShutterstockFoto: Guia da Cozinha

Os “quadrados de chocolate” surgiram na década de 1950 na cidade litorânea de Nanaimo, de onde receberam o nome. Entretanto, origem dessa delícia possui diversas histórias! Por exemplo, algumas mencionam que ela apareceu em uma publicação de um exemplar de receitas na cidade, já outras falam que possivelmente foi uma receita adaptada de alguma vovó canadense.

Atualmente, existem algumas versões variadas da receita, como a que substitui a camada de creme de baunilha por creme de pasta de amendoim, muito consumida por toda a América do Norte.

Maple Syrup 

De todos os pratos típicos, aqueles com o clássico xarope de bordo devem ser os que você mais conhece. Assim, quando se pensa em comidas do Canadá, logo vem à mente o Maple Syrup. Aliás, você sabia que a folha da bandeira canadense simboliza a árvore típica no país, da qual se extrai o xarope?!

Maple Syrup – Foto: ShutterstockFoto: Guia da Cozinha

O Canadá é o maior produtor e exportador de bordo em todo o mundo, e não é à toa que seja tão consumido! A origem do xarope se deu da seiva do bordo, muito utilizada pelos povos indígenas que habitavam o leste do país bem antes da chegada dos colonizadores. Hoje, o Maple Syrup pode servir como acompanhamento de panquecas, waffles, biscoitos e outros pratos, já que possui uma textura muito semelhante a do mel. 

Tortinhas amanteigadas

As Butter Tarts, ou tortinhas amanteigadas, são uma das sobremesas típicas do Canadá! Por isso, são preparadas essencialmente com ingredientes tradicionais do país: sua massa em formato de concha e o recheio é feito com creme de manteiga, ovos, açúcar e xarope de bordo. Geralmente, essas delícias fazem parte do cardápio de festas de final de ano! De dar água na boca, né?

As butter tarts, ou tortinhas amanteigadas, são clássicas comidas do Canadá – Foto: ShutterstockFoto: Guia da Cozinha

Entretanto, a história das tortinhas amanteigadas não é tão tradicional, sendo até um pouco incerta. No entanto, a maioria de suas versões relatam que ela foi inventada com os ingredientes que haviam em abundância e que foram recém trazidos para o país durante o período de colonização. 

Tourtièr

Podemos dizer que esse é uma versão de empada canadense! De massa leve com bordas crocantes e recheio apimentado, o Tourtièr remete a uma torta salgada, com recheios que variam tradicionalmente entre carne de porco moída, carne bovina, vitela, e em regiões litorâneas, peixe e frutos do mar.

Tourtièr – Foto: ShutterstockFoto: Guia da Cozinha

Aliás, este prato é um dos mais antigos entre as comidas do Canadá. Aliás, reza a lenda que ela é servida desde 1600, em comemorações de Ano Novo. Ainda mais, seu nome remete à expressão de “panela de torta”, já que seu formato abriga todo o recheio no meio.

Bloody Caesar

Quando se trata de bebida, o Canadá também nos surpreende, e uma das mais populares pelo país é o clássico Bloody Caesar. Que, diga-se de passagem, é feito com alguns ingredientes que fogem — e muito — do convencional!

Bloody Caesar é um drink do Canadá que merece ser apreciado – Foto: ShutterstockFoto: Guia da Cozinha

Inventada em um restaurante em Calgary, no ano de 1969, a bebida um tanto quanto exótica é composta de vodka, suco de tomate, molho inglês, molho tabasco, sal e aipo! Além disso, também pode ser servida com rodelas de limão para acompanhar. Apesar da mistura diferente, o sucesso foi tanto que atualmente é o drink mais consumido do país. Curioso, não?!

Bannock

Se você quer experimentar comidas do Canadá que são leves e saborosas, que tal o Bannock? Na realidade, esse não é um prato legitimamente canadense, você sabia?

Bannock – Foto: ShutterstockFoto: Guia da Cozinha

Ao contrário do que muitos acreditam, a origem do Bannock não é proveniente de mãos canadenses. Mas, a deliciosa receita com farinha de trigo, leveduras e ervas já alimentava os povos da região, denominados aborígenes, muitos anos antes da formação do Canadá como país. Assim, atualmente, essa delícia pode ser saboreada com acompanhamentos diversos e são uma ótima pedida para o preparo lanches leves!

Bagel montreal

Ainda falando de massas, o Bagel no estilo Montreal é um prato salgado muito consumido pelos canadenses. Em comparação, o Bagel seria aos canadenses, como os Donuts são aos americanos!

Bagel montreal – Foto: ShutterstockFoto: Guia da Cozinha

Aliás, sua aparência remete muito aos famosos Donuts, mas eles podem ser salgados ou doces, e são assados, diferentemente das iguarias estadunidenses que são fritas. Além disso, o jeito mais comum de consumir o Bagel é fazer um sanduíche, com bastante recheio!

A princípio, a receita teria sido trazida pelos imigrantes judeus por volta de 1900, mas não se sabe ao certo qual padeiro teria feito do Bagel uma das receitas mais famosas pelo país. 

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾