Clara de ovo para remover cravos? Especialista explica riscos e benefícios de dica que viralizou no TikTok

Nada de produtos caros para uma rotina perfeita de “skincare”. A moda, agora, é usar clara de ovo como ingrediente secreto para remover cravos do nariz. Essa é a aposta de Armen Adamjan, influenciador com mais de 5,4 milhões de seguidores no TikTok. Contudo, segundo médicos, essa prática pode trazer riscos à saúde.

O conteúdo, que já ultrapassa 4,5 milhões de visualizações, tem vários comentários de seguidores afirmando que iriam repetir a dica caseira. À Mirror, jornal britânico, Rachael Robertson, especialista em cuidados com a pele e fundadora da Bedew Skin, alertou para o uso da clara como produto de limpeza facial.

— A clara do ovo tem a enzima lisozima que pode quebrar bactérias na pele, no entanto, como são feitas principalmente de água, os benefícios são muito limitados em comparação a produtos feitos para uma verdadeira skincare. Além disso, devido ao teor de proteína, a clara pode fazer com que sua pele fique um pouco mais firme, mas isso é um efeito temporário. Sem mencionar que existe risco de contrair salmonela. — Explicou fazendo referência a uma bactéria que causa grave intoxicação alimentar.

De acordo com Rachel, a técnica pode funcionar superficialmente, mas não é capaz de — Remover os cravos, pois esses precisam de extração adequada —. Ela também suspeita da veracidade do vídeo, afirmando que a imagem com os cravos soltos na toalha de papel é falsa.

A especialista explica que cravos e filamenos sebáceos, mais superficiais na pele, podem parecer semelhantes inicialmente, mas são muito diferentes.

— Os filamentos sebáceos são uma parte natural da estrutura da pele, mas aqueles que tem problema com oleosidade podem ter poros mais visíveis, já que ficam cheios de células mortas, óleos e sujeira. Apertar esses poros, os cravos, pode danificar a pele e fazer com que haja uma infecção e manchas.

Rachael recomenda o uso de produtos de limpeza facial específicos para quem tem pele oleosa e uso de hidratantes para equilibrar o nível de água no rosto. A esfoliação regular e a proteção solar também devem ser adicionados à rotina de “skincare”.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾