Cinco hábitos que desequilibram os hormônios e você nem se dá conta

Ter hormônios equilibrados é essencial para o bom funcionamento do corpo. Eles são responsáveis %u200B%u200Bpor muitos processos fisiológicos e, quando desregulados, podem causar efeitos colaterais adversos. Muitas vezes, associamos os desequilíbrios com doenças ou idade, e isso até é verdade em alguns casos. No entanto, os hábitos de vida também podem ser um fator contribuinte. 

Médico especializado em nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), Ronan Araujo aponta alguns hábitos errados que você comete e nem percebe. “Às vezes, a gente encontra em lugares que não imaginamos, como cosméticos e brinquedos. Hoje, existem cerca de 800 compostos químicos que são suspeitos e podem alterar essa fisiologia hormonal”.

Sintomas do desequilíbrio hormonal 

Produzidos nas glândulas endócrinas, os hormônios viajam pela corrente sanguínea, dizendo aos tecidos e órgãos o que fazer. Ronan Araujo explica que eles ajudam a controlar muitos dos principais processos do seu corpo, incluindo metabolismo e reprodução. Além disso, podem afetar outros processos diferentes, como a função sᕮxual e até mesmo o humor. 

Em desequilíbrio, o médico destaca que “o paciente que está sempre indisposto, sonolento, se queixa da libido, tem estado um pouco mais depressivo, se queixa da memória, não consegue se manter em uma rotina adequada quanto à realidade de vida, dificuldade para perder e ganhar massa muscular, aumento de gordura corporal, acne, pele mais oleosa ou mais seca…” são todos sinais de alerta.

Leia também: Chás e Hábitos Naturais Como Repositores e Estimulantes Hormonais

O desequilíbrio hormonal pode ocorrer em qualquer idade e ser causado por diversos fatores, incluindo alguns hábitos do dia a dia que, muitas das vezes, são considerados inofensivos. Por isso, Ronan Araujo destaca sinas importantes: 

  • Mexer no celular ou assistir televisão até tarde pode causar um grande aumento nos hormônios do estresse
  • A falta de repouso pode levar ao ganho de peso.
  • Ingestão de embutidos, alimentos ricos em sódio, congelados e consumo excessivo de álcool devem ser evitados
  • %u200BExcesso de carboidratos pode causar mais sensação de cansaço, aumento do apetite, alteração na pele e cabelos 
  •  %u200BEstresse também aumenta o estresse no organismo e, assim, gera o desequilíbrio hormonal.

Os produtos industrializados, principalmente os com embalagem em plástico, em geral, atuam como desreguladores endócrinos, explica o médico nutrólogo. “Isso é novidade para muita gente, mas eles podem causar alguns distúrbios hormonais”, destaca.

Outro ponto importante, de acordo com Ronan Araújo, é fazer exercícios físicos demais. “Treinar mais do que deveria acaba afetando a produção natural de hormônios, porque o organismo acaba não tendo os substratos suficientes e não tendo repouso necessário para a produção hormonal”.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾