Cantora Gal Costa morre aos 77 anos

Morreu na manhã de hoje (9) a cantora Gal Costa, aos 77 anos. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da artista à Forbes Brasil, mas a causa da morte ainda não foi divulgada.

Uma das maiores vozes da música brasileira, Gal havia cancelado shows em novembro para se recuperar de uma cirurgia de retirada de um nódulo na fossa nasal direita. A artista iria se apresentar no festival Primavera Sound, no último final de semana, mas teve sua participação cancela de última hora.

A baiana, nascida em Salvador em 1945, acumulou mais de 55 anos de carreira nos palcos e 40 álbuns gravados – o primeiro lançado em 1967, em dupla com Caetano Veloso, com quem manteve uma forte parceria e amizade até a sua morte.

Conhecida por sua afinação e pelo timbre característico, Gal foi uma voz definidora do movimento Tropicália e da MPB, que a fizeram ganhar projeção nacional. Trabalhou ao lado de outros grandes nomes da música brasileira, a exemplo de Caetano, Maria Bethânia e Gilberto Gil, que juntos formaram o grupo “Doces Bárbaros” na década de 1970 para comemorar os dez anos de carreira solo de cada um.

Com sucessos do calibre de “Festa do Interior”, “Bloco do Prazer”, “Meu Nome É Gal” e “Meu Bem, Meu Mal”, a baiana que ousou desafiar os costumes e as tradições definiu uma geração e inspirou uma série de outras artistas mulheres que vieram depois dela.

 transitou por diferentes gêneros musicais, Gal Costa foi indicada cinco vezes ao Grammy Latino e venceu o Prêmio da Música Brasileira em 2016 na categoria de melhor cantora.

Seu álbum “Fa-Tal – Gal a Todo Vapor” (1971) foi o primeiro disco duplo e primeira gravação ao vivo do país, eleito em uma lista da versão brasileira da revista Rolling Stone como o 20º melhor disco brasileiro de todos os tempos.

Uma cinebiografia sobre sua vida, “Meu Nome é Gal”, está em produção atualmente, com Sophie Charlotte no papel da cantora.

Ela deixa um filho de 17 anos, Gabriel, que adotou em 2007 quando ele tinha 2 anos.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾