Bicicleta e mural de azulejo tornam a decoração de apartamento autoral

O escritório Fabio Frutuso Arquitetura e Interiores (@fabiofrutuoso_arq) foi o responsável pela reforma deste projeto de 140 m², localizado em Higienópolis, São Paulo. O apartamento abriga um casal com dois filhos – e muitas bicicletas.

Durante o projeto, houve uma reforma de elétrica, hidráulica e revestimentos, além da integração da cozinha com a área social. “É assim que vivemos atualmente, a refeição é o momento de juntar a família e os amigos“, explica Fabio sobre a tendência do morar integrado.

COZINHA | Logo da entrada da cozinha é possível observar o painel. O painel de azulejos é de Wilson Romão — Foto: Leila Viegas / Divulgação

A cozinha em L tem uma bancada de apoio, junto à janela, e um grande armário perto da geladeira e mesa de jantar. Incluir o espaço de refeições na cozinha fazia mais sentido para a rotina familiar, ao invés de uma sala de jantar à parte.

A estante de serralheria, elemento marcante do décor, faz a divisão entre sala e cozinha, para criar um limite visual de espaços, mas sem barreiras. Nela estão dispostos objetos, plantas e livros.

INTEGRAÇÃO | Conectadas, sala e cozinha se dividem apenas pela estante. O painel chama a atenção em meio aos tons neutros — Foto: Leila Viegas / Divulgação

COZINHA | A mesa de jantar ocupa o centro da cozinha e fica “mimetizada” pela estante — Foto: Leila Viegas / Divulgação

Logo na cozinha está disposto um mural de azulejos, encomendado ao designer Wilson Romão. Tradicionais nas áreas sociais de edifícios de Brasília e do bairro de Higienópolis, este é o elemento de destaque do ambiente.

O profissional buscou preservar as características do apê e acrescentar elementos que pudessem dialogar com o espaço. No frontão da cozinha, um mural refere-se a estes objetos, muito presentes em prédios de época que foi construído.

“Tivemos o cuidado de usar o cimento queimado nessa parede para ajudar a ocultar alguma sujeira das rodas ao pendurar ou despendurar a bike”, explica Fabio.

Todo o projeto durou cerca de nove meses. O ambiente que mais agrada à família é a cozinha, já que o mural deu um charme especial e único para o espaço.

BANHEIRO | O banheiro da suíte recebeu um revestimento frisado da Portobello — Foto: Leila Viegas / Divulgação

ESCRITÓRIO | Ao lado do home office está a estante com nichos abertos e fechados, que traz mais leveza para a decoração — Foto: Leila Viegas / Divulgação

No estar está disposto também o home office, um elemento importante na vida do quarteto. Localizada em um local estratégico, a mesa de trabalho recebe muita iluminação natural e fica pouco perceptível para quem adentra o imóvel.

Já que as bicicletas fazem parte da vida da família, uma delas foi disposta em um espaço decorativo, logo na parede do home office, entre prateleiras e uma estante. Como é menos usada, ela fica nesta posição.

QUARTO | O acesso aos dormitórios é feito através de uma porta de correr, mimetizada pelo painel ripado. Roupa de cama é da Trousseau — Foto: Leila Viegas / Divulgação

“Tivemos o cuidado de usar o cimento queimado nessa parede para ajudar a ocultar alguma sujeira das rodas ao pendurar ou despendurar a bike”, explica Fabio.

Todo o projeto durou cerca de nove meses. O ambiente que mais agrada à família é a cozinha, já que o mural deu um charme especial e único para o espaço.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾