As sementes de maçã nos fazem mal?

Embora as sementes da maçã possuírem compostos letais para o corpo, acabar ingerindo uma semente não irá nos fazer mal. Por tanto, não precisa se preocupar caso acidentalmente você engula um desses caroços, nem muito menos evitar comer maçã, cada semente contém apenas de 0,06 a 0,24 mg de cianeto e para a letalidade ocorrer, seria necessário a ingestão de 70 kg de cianeto, tornando assim, quase impossível a morte no consumo natural da fruta. Entretanto, é importante ressaltar que nem todas as frutas devemos evitar as sementes, afinal frutas como a melancia por exemplo, possuem sementes riquíssimas em nutrientes.

O cianeto de hidrogênio é um composto resultante de um processo químico, denominado hidrólise, o qual ocorre quando a substância da amigdalina entra em contato com o corpo. Sabendo disso, é importante ressaltar a toxicidade do cianeto de hidrogênio, seu processo de envenenamento atinge as células e a corrente sanguínea, seu consumo em grandes quantidades causa náuseas, vômitos e dores, entretanto para essas sementes serem letais, seria necessário o consumo de cerca de 200 delas.

Quais frutas além da maçã temos que ter cuidado?

A maçã não é a única fruta que contém sementes tóxicas para o organismo, é possível listar outras como, pêra, pêssego e cereja. As sementes dessas frutas também possuem amigdalina, porém é importante ressaltar que muitas frutas possuem sementes muito nutritivas e não há problema algum ingeri-las, desde que seja em baixa quantidade.

Sementes fazem mal?

Como dito no tópico anterior, o maior problema na ingestão de sementes se encontra na quantidade, pois algumas delas podem fazer muito bem à saúde. Frutas como abacate e melancia possuem muitos antioxidantes e vitaminas em seus caroços, no caso da melancia por exemplo, se recomenda beber seu suco batido junto com as sementes para que seja possível aproveitar todos os nutrientes que a fruta pode oferecer.

Sendo assim, não há motivos para desespero, comer uma boa fruta é uma atividade prazerosa e bastante saudável no geral, é importante saber aproveitar todos os nutrientes que elas podem nos oferecer reconhecendo alguns perigos que podem nos causar, caso exista exagero, afinal mesmo aquelas sementes que possuem mais benefícios que a própria fruta, o consumo em excesso pode levar a sérios problemas intestinais por serem ricas em fibra, atingindo mais facilmente crianças e animais, sendo assim, consuma com moderação.
Confira abaixo sementes de frutas extremamente ricas em nutrientes:

  • Mamão;
  • Maracujá;
  • Abacate;
  • Melancia;
  • Tangerina;
  • Jabuticaba;
  • Uva;
  • Melão;
  • Tamarindo.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾