Alecrim no vaso: como plantar e cuidar desta erva em casa?

O alecrim é uma planta conhecida principalmente por seu perfume e benefícios para a saúde. Por isso, muita gente planta alecrim no vaso, a fim de ter esta planta sempre à disposição em casa! Mas você sabe como fazer isso? Então, confira este artigo!

É possível cultivar o alecrim no vaso em casa, pois é uma planta simples de cuidar e pode ser plantada através de mudas, galhos ou sementes. Entretanto, a muda é a forma mais fácil da planta se desenvolver, e a semente, a maneira mais difícil.

O ideal é plantar o alecrim em um vaso grande para que ele tenha bastante espaço para crescer. Então, opte por um vaso que tenha pelo menos trinta centímetros de altura.

Além disso, o solo precisa apresentar uma boa drenagem, evitando acúmulo de água. Portanto, coloque uma camada de aproximadamente dois dedos de altura de argila expandida no vaso escolhido.

Em seguida, adicione uma manta de drenagem por cima da argila, acrescente o substrato com a areia e coloque as mudas de alecrim. Feito isso, complete o vaso com o substrato até deixar as mudas de alecrim bem firmes!

Como cuidar do alecrim no vaso?

Assim como toda planta, o alecrim precisa de alguns cuidados para o seu desenvolvimento. O primeiro deles é a luz solar, sendo necessária a exposição de pelo menos três horas de luminosidade.

Ademais, a rega não precisa ser diária, pois o excesso de água pode prejudicar o crescimento da planta. Então, regue a erva apenas três vezes por semana.

O alecrim no vaso necessita de poda algum tempo após o plantio, pois isso garante a saúde e a beleza da planta. Além disso, o adubo também precisa ser feito duas vezes por ano para tornar a erva mais forte e bonita!

Por fim, depois de noventa dias do início do plantio, o alecrim já pode ser colhido, mas o ideal é esperar por pelo menos dois anos de desenvolvimento da planta. Contudo, depois de ter crescido e enraizado, é possível fazer várias mudinhas de alecrim para pequenos vasos!

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾