Afinal, para que realmente serve a parte laranja da esponja de louças?

Na hora de lavar louças, a regra costuma ser bem simples: usar o lado verde para remover sujeiras mais difíceis e o lado laranja (que também pode ser amarelo ou roxo, dependendo do fabricante) para limpar as superfícies que não podem ter riscos.

As diferenças entre os usos de um lado e de outro não param por aí. O lado verde da esponja de lavar louça é feito de fibra abrasiva. Seu uso é indicado para remover a sujeira de materiais como talheres, grelhas e utensílios usados para fazer churrasco, por exemplo.

Não é recomendado usar a parte verde para lavar potes de vidro e panelas antiaderentes, no entanto. E o uso é totalmente contraindicado em peças de porcelana ou que tenham alguma decoração pintada à mão, devido ao risco de provocar ranhuras.

E a parte laranja?

Esse é o lado feito para que você lave as superfícies delicadas, como copos de vidro, panelas de inox, panelas antiaderentes, recipientes feitos de plástico e louças de porcelana.

Essa esponja tradicional de lavar louças é chamada de esponja multiuso. Se você tiver peças muito delicadas em casa, como taças de cristal, é interessante comprar um modelo diferente, chamado de esponja não risca. Ela é perfeita para limpar superfícies de vidro ou que sejam delicadas demais.

Como higienizar a esponja de lavar louça?

Como as esponjas são usadas para limpar e ficam constantemente úmidas, é preciso ter alguns cuidados de higiene. Por isso, siga estas orientações:

  • Depois de lavar a louça, enxágue a esponja para remover todo o detergente e torça bem antes de guardar;
  • Não guarde a esponja em um pote com tampa. Deixe-a sobre a pia, para que fique arejada;
  • Não use esponjas por muito tempo. O ideal é trocar o produto uma vez por semana;
  • Higienize a sua esponja sempre que puder. O ideal é ferver a buchinha na água por 5 minutos e pronto: ela estará limpa e livre de micro-organismos.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾