Abóbora gigante de 300 kg surpreende agricultor paranaense

Vira e mexe, o campo traz surpresas: desta vez, em Santa Tereza D’Oeste, um agricultor se surpreendeu com abóboras gigantes, de quase 300 quilos em sua lavoura. Francisco Lourenço contou que, na propriedade, já colheu um girassol gigante e ainda,  chuchu de quase dois quilos. “Nem sei como vamos tirar, acho que será preciso chamar um guincho”, disse.  

O produtor disse à reportagem que, além da adubação muito bem feita, ele também conversa com os frutos e até acredita que isso possa ter ajudado no desenvolvimento. “Eu acho que as plantas gostam de conversar, elas não me respondem na hora, mas depois me dão esses produtos grandes”.

A adubação, quando realizada de forma correta, é um fator essencial para que alguns alimentos cresçam mais, bem como o controle das temperaturas nas fases de germinação e desenvolvimento, mas  frutos gigantes, como a abóbora do Paraná, ocorrem, principalmente, devido à escolha de variedades específicas, normalmente obtidas a partir de sementes cruzadas entre si.  

Na Universidade de Harvard, um grupo de cientistas estuda, desde 2015, a ocorrência de frutos gigantes em lavouras. A bióloga Jessica Savage disse que,  no caso das abóboras, as maiores já colhidas sempre descendem de poucas variedades conhecidas, que vão sendo cruzadas entre si para gerar frutos cada vez maiores.  

“Abóboras gigantes têm suas origens na espécie Curcubita maxima, e sua linhagem pode ser rastreada entre uma série de variedades, cada uma maior que a  outra”, explicou Savage. “Mas ao longo desses anos, as sementes dessa abóbora foram cruzadas com outras variedades. É difícil precisar qual é o  parentesco entre plantas mais antigas”.

Nos Estados Unidos, concursos agrícolas elegem, anualmente, abóboras e outros vegetais gigantes em um evento importante, que atrai produtores rurais de  todo o mundo e quem avalia a competição são os juízes oficiais do GPC – Great Pumpkin Commonwealth (União Global dos Produtores de Abóboras Gigantes).  

No ano passado, um agricultor italiano venceu o concurso, ao produzir uma abóbora de 1.226 quilos, o equivalente ao peso de um carro como o HB20 ou o Voyage (com porta-malas de 480 litros!). Em sua lavoura na Toscana, ele cultiva as abóboras para comercializar as sementes.

Outros gigantes  – Além de abóboras, também existem outros frutos que cresceram mais do que o normal nas lavouras. No Guiness Book, estão registrados o morango mais pesado do mundo (289 gramas), 20 vezes mais que um morango normal. O fruto foi cultivado em Israel em 2021 e era da variedade Ilan, que é normalmente maior que as demais.  

No Reino Unido, um agricultor colheu uma berinjela de 3,12 quilos e, na Colômbia, produtores rurais coletaram uma manga de 4,25 quilos. A maior melancia já  produzida no mundo pesou 159 quilos. O feito ocorreu nos Estados Unidos, em 2013. Antes disso, o mesmo agricultor havia colhido uma fruta de 148 quilos, três anos antes.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾