A África está se partindo e novo oceano pode surgir na Terra

Há milhões de anos, todos os continentes formavam um único continente chamado Pangeia. Ao longo dos séculos, essas terras foram se separando lentamente. E se esse processo ainda estiver ocorrendo com a formação de um novo oceano na África?

A descoberta foi publicada pela revista especializada “Geophysical Research Letters”, demonstrando a formação de uma fenda gigante, impulsionada por processos tectônicos semelhantes aos que ocorrem no fundo do oceano.

Este fenômeno começou há 30.000 anos com uma fratura de quase 5.000 quilômetros, o que permitiu que a Somália, Quênia, Tanzânia e metade da Etiópia se separassem gradualmente do resto do continente; um processo geológico que culminará em cerca de 50.000 anos, dividindo o continente africano e dando origem à formação de um novo mar.

Em 18 de março de 2018, o terreno começou a abrir na cidade rural de Mai Mahiu, no sudoeste do Quênia, localizada a 50 quilômetros de Nairóbi, após várias semanas de fortes chuvas, inundações e tremores.

Essa fissura tem quilômetros de extensão e algumas dezenas de metros de largura, associada à falha tectônica conhecida como Vale do Rift da África Oriental. Esse fenômeno é causado pela interação entre três placas: África (também chamada de Núbia), Arábia e Somália.

Quando essas placas se afastam, elas geram uma depressão. Segundo especialistas, a enorme rachadura poderia dividir a África em duas. Edwuin Dindi,

geólogo da Universidade de Nairóbi no Quênia, explica que:

” O setor leste do Vale do Rift é muito ativo, isso é visto nos muitos tremores que ocorrem ao seu redor. Portanto, é possível que um oceano esteja se formando ao longo do braço leste do Vale do Rift africano. No entanto, isso levará muito tempo tempo, provavelmente milhões de anos.”

A fala do professor foi dada ao jornal africano The New Times em fevereiro deste ano.

Em um tweet, o professor e youtuber Paul Barbs, do canal Geography Now, disse que o Vale do Rift da África Oriental é a parte mais vulcânica do continente africano, com os maiores picos. Ele começa noar vermelho e vai até Moçambique. Veja a postagem original.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾