MP do TCU solicita apuração de indícios de irregularidade em pagamentos relacionados a Michelle Bolsonaro

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado, apresentou representação à TCU para que sejam apurados indícios de irregularidade em pagamentos que beneficiariam a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro durante o governo passado.

Em documento obtido pela CNN, o representante do MPTCU ainda solicita, caso a investigação aponte a utilização de dinheiro público, a criação de uma força-tarefa com as participações da CGU (Controladoria-Geral da União) e da Polícia Federal.

O objetivo seria “apurar o modus operandi e o rastreio dos recursos despendidos com pagamento em dinheiro em espécie durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL), especialmente relacionados a despesas da ex-primeira-dama”.  No fim de semana, o portal Uol noticiou que a Polícia Federal identificou, em diálogos entre o ex-ajudante de ordens Mauro Cid e assessoras de Michelle Bolsonaro, orientação para que pagamentos de despesas da então primeira-dama fossem feitos em dinheiro vivo para evitar investigações sobre eventuais irregularidades.

Nesta segunda-feira (15), o veículo de imprensa noticiou que o episódio ensejou uma investigação da Polícia Federal, a qual teria identificado a realização de depósitos em dinheiro vivo para a então primeira-dama, que seriam operacionalizados por Mauro Cid.

Na representação, o subprocurador-geral atesta que “a utilização de dinheiro vivo, per si, não é ilegal”. Ele pondera, no entanto, que “certamente causa suspeita, ainda mais em se tratando de possíveis recursos públicos”. Por isso, Furtado solicita que o TCU apure os indícios de irregularidades e, caso seja confirmado o descumprimento da legislação, que instaure procedimento para investigar a responsabilidade dos envolvidos e o ressarcimento aos cofres públicos.

A assessoria de imprensa de Michelle Bolsonaro informou que a ex-primeira-dama não se manifestará sobre o assunto. Procurada, a defesa de Mauro Cid ainda não se manifestou.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾