8 plantas para quem não sabe cuidar de plantas

Em 2019, a venda de cactos nos Estados Unidos aumentou 65% em relação ao ano anterior. Na última década, muitos viram a compra dessas plantas do deserto como uma metáfora para a geração millennial: são baratas, exigem pouca rega (e, portanto, poucas responsabilidades) e seus espinhos representam resiliência em tempos difíceis. Tudo bem, mas lamentamos te dizer que está na hora de mudar e dar mais vida ao seu jardim.

1) Clorofito

— Foto: Divulgação

O clorofito esteve presente nos pátios das nossas avós durante toda a vida e é um TOP3 muito claro quando falamos de plantas fáceis de cuidar. Também conhecida como gravatinha ou planta-aranha, o clorofito é muito gracioso e gosta de luz, mas não da exposição direta ao sol. Regue uma vez por semana no inverno e duas a três vezes por semana no verão e deixe aquelas mechas verdes transformarem sua sala em um jardim de nostalgia.

2) Samambaia

— Foto: Divulgação

As samambaias estão na moda e são uma opção irresistível na hora de começar a cultivar plantas em casa. Resistentes e pouco exigentes, as samambaias transformam qualquer ambiente em um espaço mais exuberante e mágico. O ideal é colocá-las em espaços semi-sombreados e não abusar da rega que, em excesso, pode apodrecer facilmente suas raízes. Uma dica é colocar a samambaia em um vaso com cascalho, para que ela se beneficie da evaporação da água.

3) Jiboia

— Foto: Divulgação

Se tivéssemos que escolher adjetivos para definir a jiboia, seriam “grata”, “resistente” e “sobrevivente”. Claro, alerta de spoiler: tente colocar sua jiboia o mais alto possível, porque uma vez que ela começa a exibir seu efeito cascata, não há como voltar atrás. A jiboia é uma planta de meia-sombra e precisa ser regada a cada cinco dias no verão e dez dias no inverno. Além disso, é uma planta duplamente grata: cresce como se não houvesse amanhã e ainda purifica o ar. Jiboia, nós te amamos.

4) Sansevieria ou espada-de-são-jorge

— Foto: Divulgação

A também conhecida como espada-de-são-jorge é a versão 2.0 do cacto. Esta espécie da África do Sul é ideal para subir de nível no fascinante mundo das plantas do deserto que quase não requerem cuidados. Digna de um jardim cósmico graças ao seu potencial estético, a sansevieria requer pouca rega – e o excesso de umidade pode apodrecer suas raízes. Além disso, é uma das plantas recomendadas pela própria NASA na hora de purificar o ar.

5) Beaucarnea ou pata-de-elefante

— Foto: Divulgação

Beaucarnea também é conhecida como pata-de-elefante devido ao formato oval de seu caule, que também é uma reserva secreta de água. A beaucarnea sabe se cuidar e não exige muita atenção, exceto uma posição direta ao sol, um substrato para suculentas e um pouco de água quando o solo está seco. Se você fizer bem o dever de casa, a beaucarnea irá te recompensar com suas folhas encaracoladas.

6) Antúrio

— Foto: Divulgação

Se você deseja adicionar um toque de cor à sua sala de estar, o antúrio é o aliado perfeito. Esta planta das selvas colombianas se destaca por suas folhas ovais e flores em forma de coração que podem durar até dois meses – no final da floração, recomendamos cortar as flores murchas. O antúrio é exigente quanto à umidade – não se esqueça de borrifar água em suas folhas –, precisa de áreas iluminadas e seu suporte deve estar sempre levemente úmido.

7) Monstera ou costela-de-adão

— Foto: Divulgação

À primeira vista, a monstera pode parecer um desafio mas, pelo menos no meu caso, é uma das plantas mais fáceis de cuidar (e uma das mais bonitas). Vinda das selvas mexicanas, a também conhecida como costela-de-adão costuma se alimentar e buscar o sol camuflada entre outras plantas, por isso ela é uma sobrevivente nata. Como é muito selvagem, esta planta requer um amplo espaço para crescer, uma adubação a cada 15 dias durante os meses de primavera e verão, e espaços de meia-sombra, nunca sob sol direto. Por fim, regue a cada 15 dias no inverno e uma a duas regas por semana no verão.

LEIA MAIS

Como replantar suas plantas (sem matá-las!)

Afinal, plantas são os novos pets? O que revelam os números do mercado

Pau d’água: como cultivar a planta que traz boas energias e purifica o ar

8) Peperômia

— Foto: Divulgação

A peperômia se destaca por suas folhas ovais e bem carnudas, de grande poder ornamental. Assim como as suculentas, a peperômia acumula parte da água em suas folhas, então ela faz parte do trabalho para você. Quanto à manutenção, a peperômia requer pouca exposição ao sol e é muito sensível ao frio. Por fim, antes de regar, verifique se a terra está completamente seca.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾