7 programas de decoração para inspirar mudanças em casa

O Dia da Decoração é comemorado em 30 de maio para prestigiar tanto a habilidade de ornamentar a casa quanto os profissionais que a praticam.

Do rústico ao moderno, ou do clássico ao industrial, por exemplo, os diversos estilos de decoração encantam os olhos de moradores e visitas. Mas essa arte vai além da estética. Conforme um estudo A casa como instrumento para o bem-estar do usuário, um espaço planejado e organizado transmite conforto e segurança ao morador.

Para quem busca ideia de decoração, selecionamos sete programas sobre o tema que podem ser inspiradores. Confira a lista!

1. Tô de mudança

A série foi gravada no litoral de Santa Catarina, em um apartamento personalizado com 92 m² de área útil — Foto: Divulgação

Ao estrear em 28 de maio, a série brasileira Tô de Mudança: os desafios de ir para um novo lar dá ideias desde organização até decoração para quem mudou de lar. A primeira temporada mostra a trajetória do consultor de mercado imobiliário Wagner Bonato na estruturação de seu novo apartamento.

O escritório Double Arquitetura, comandado pelas arquitetas Bruna Fachin e Débora Schirmer, ajuda na transformação dos interiores, enquanto a consultora de ambientes Juliana Ferrari é responsável pela seleção do mobiliário e de itens decorativos.

O programa conta com oito episódios, com exibição no site oficial do reality show, em canal exclusivo na Globo.com, no G1 SC, e no canal de YouTube de Wagner.

2. Da decoração ao makeover

O programa conta com quatro temporadas, com episódios que duram, aproximadamente, trinta minutos — Foto: Reprodução / Netflix

Com quatro temporadas, Syd e Shea McGee, do estúdio de design de interiores Studio McGee, realizam reformas acessíveis e repletas de personalidade. Em um dos episódios, um sótão de um celeiro do século 19 é completamente renovado. Já em outro é apresentada a transformação de uma cozinha apertada em uma área mais ampla e funcional. O reality show de 2020 está disponível na Netflix.

3. Espaços que amamos

Com uma temporada e nove episódios, a série mostra projetos de diversos tipos de ambientes, como cozinhas, quartos, banheiros, salas de jantar e estar. O programa tem a análise de especialistas em design, nos quais apresentam os detalhes de várias obras nos Estados Unidos.

Disponível no Discovery+, o programa também mostra ideias de áreas funcionais, como escritórios, espaços de transição e casas com belas áreas externas.

4. Menos é demais

Na quarta temporada da série, cada episódio terá um convidado especial de setores como moda até musical — Foto: Divulgação

Se tem algo que impacta o visual de uma casa, é a quantidade de objetos. O programa Menos é demais trata justamente dessa organização. A quarta temporada tem estreia marcada para o dia 10 de junho, às 20h40, no Discovery Home & Health e no Discovery+.

Com seis episódios, a personal organizer Cora Fernandes e a arquiteta Bárbara Vieira ajudam diversos moradores a organizarem seus lares e a adotarem práticas sustentáveis, como o reaproveitamento de móveis e objetos. A série também estimula reflexões sobre o consumismo e ajuda as pessoas a desapegarem de diversos itens.

5. Meu quarto descolado, com Marsai Martin

O programa mostra diversos tipos de decorações de quartos, como a de um loft em um estúdio de dança, no primeiro episódio — Foto: Reprodução / Discovery Plus

A decoração é um segmento que atende públicos das mais variadas idades. O programa Meu quarto descolado, com Marsai Martin, por exemplo, é voltado para a transformação de quartos de adolescentes.

Com uma temporada e oito episódios, a série mostra a atriz e produtora Marsai Martin renovando os espaços privativos de vários jovens, combinando-os com a personalidade de cada um. A produção está disponível no Discovery+.

6. 24 horas pra redecorar

O arquiteto e decorador Renato Mendonça possui uma equipe para ajudá-lo na execução dos projetos — Foto: Divulgação

Arquiteto e decorador, Renato Mendonça transforma ambientes reutilizando peças já existentes na casa. Com três temporadas no Discovery+, o programa mostra renovações em quartos, salas, cozinhas e até em garagens. Nas duas primeiras, os episódios duram, aproximadamente, 25 minutos. Já a terceira conta com durações de quase 50 minutos.

7. Casa pra quem descasa

Após a separação de um casal, o clima do lar pode ser completamente afetado. Mudar ambientes nesses contextos é o intuito do programa Casa pra quem descasa, no qual o designer Orlando Soria transforma as casas de moradores recém-separados. Com duas temporadas disponíveis no Discovery+, a série mostra reformas em ambientes carregados de sentimentos tristes.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾