dentro

8 Curiosidades Sobre A Melancia Que Você Provavelmente Não Sabia

A melancia é um fruto muito amado por nós, brasileiros. Além de ser refrescante e saborosa, ela é bastante nutritiva e ainda é capaz de hidratar o nosso corpo. Neste texto, você descobre 8 fatos curiosos sobre a melancia e também entenderá por que ela é tão adorada por aqui!

1. Ela Contém Muita Água

Esse primeiro fato talvez já seja um pouco conhecido, mas você sabia que a composição da melancia é 92% de água? Isso é incrível! Nesse caso, o restante do fruto, aproximadamente 8%, são carboidratos (frutose), proteínas, minerais, fibras e gorduras – nessa ordem.

Isso quer dizer que a melancia é um ótimo fruto para se consumir principalmente no verão, pois mantém o nosso corpo sempre hidratado e bastante nutrido.

2. Ela É Parente Do Pepino E Abóbora

A melancia é da família Curcubitaceae, a mesma família das abóboras, pepinos e melões. Percebeu algumas semelhanças? Todos esses vegetais crescem em ambientes temperados e tropicais, têm flores parecidas e crescem em ramas, ou vinhas.

3. Há Mais De 1,000 Variantes Da Melancia

Apesar de conhecermos aqui no Brasil uma variante mais do que as outras, existem mais de 1,000 subespécies da melancia. Por exemplo, as melancias sem sementes são um tipo de variante, assim como as variantes com polpa amarela, branca ou laranja.

4. Ela Tem Mais Licopeno Do Que Tomates Crus

Quando ouvimos a respeito de licopeno, já imaginamos o tomate, que é uma fonte rica desse antioxidante. Porém, a melancia contém, aproximadamente, 1.5 mais licopeno do que o tomate na mesma quantidade.

Esse antioxidante poderoso previne dano celular, melhora o sistema imunológico e até mesmo diminui o risco de câncer no corpo. Geralmente, o licopeno pode ser encontrado em vegetais de cor vermelha.

5. Ela É Famosa Em Dietas Veganas

Se você pratica o veganismo ou tem interesse em adicionar mais alimentos de origem vegetal em sua dieta, vai adorar saber que a melancia é uma ótima opção para se ter em casa, sendo recomendada até para substituir a carne em algumas receitas.

A melancia, quando grelhada ou assada, perde aquela textura granular, e pode ser consumida como um “bife”.

6. Melancias Em Cubos No Japão

No Japão, algumas melancias são criadas, desde o plantio, em cubos. Essa prática não é muito comum, mas com certeza é curiosa, já que essas melancias podem ser vendidas por preços altíssimos, de até $100.

A melancia é criada em caixas e por isso toma esse formato; mas, para isso, elas precisam ser colhidas antes de amadurecer, o que prejudica no sabor. A melancia em cubo é muito mais prática e melhor de ser armazenada na geladeira, além do formato permitir um corte mais fácil. Isso existe desde 1978, invenção do designer gráfico japonês Tomoyuki Ono. Em outros lugares do mundo existem também melancias em formato de pirâmide, e até mesmo de coração.

7. As Melancias De Hoje São Uma Criação De Seres Humanos

A melancia que conhecemos existe porque os nossos antepassados fizeram uma espécie de “evolução induzida”, plantando sempre as sementes que davam as melancias mais doces e maiores.

A melancia original, do ano 3000 AC, era 1680 vezes menor e 3,3 vezes mais amarga. Ainda bem que a transformamos no que ela é hoje!

8. O Brasil É O Quarto Maior Produtor

Melancias são bastante populares em nossa terra – afinal, vem muito a calhar que um fruto que é 92% água se prolifere em uma região tropical!

 

O que você acha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

GIPHY App Key not set. Please check settings