dentro

‘Lula é digno de um julgamento justo’, diz Gilmar Mendes

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta última terça-feira (2) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) merece um julgamento ‘justo’ no âmbito da Operação Lava Jato.

Preso em 2018, o petista está em liberdade desde 2019, quando a Suprema Corte proibiu a prisão automática após a condenação em segunda instância.

“Nós temos que encerrar essa preocupação midiática de julgar o Lula tendo em vista esse desiderato: fazê-lo inelegível. Eu sempre digo: Lula é digno de um julgamento justo”, afirmou Gilmar, em entrevista para o Canal do Datena.

Em maio do ano passado, a 8ª turma do Tribunal Regional Federal da 4ª região (TRF-4) manteve a condenação do ex-presidente a 17 anos no caso do sítio de Atibaia.

Os desembargadores não acataram os embargos de declaração apresentados pela defesa e negaram todos os recursos.

Durante a entrevista com Datena, Gilmar aproveitou para comentar sobre as mensagens trocadas pelo então juiz Sergio Moro e procuradores da Lava Jato em Curitiba.

“Os diálogos não são de anjo. O Moro assume uma posição de chefe do grupo de força-tarefa e o [procurador] Deltan Dallagnol faz consultas de como deve proceder, manda informações e combina ações”, condenou o ministro do STF.

Segundo ele, “as forças-tarefas que vierem a se estruturar não poderão usar esse modelo de cooperação, essa relação promíscua entre procuradores e juízes”.

E completou:

“Os trapezistas morrem quando pensam que voam. Aqui, os trapezistas achavam que voavam e provocaram uma grande catástrofe para a Justiça brasileira, para o Ministério Público e segmentos de investigação.”

O que você acha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

GIPHY App Key not set. Please check settings

2 Comments

  1. o “pastor Mula da Silva”, genocida psicopata.
    A anta vigarista, ladra roussef, assaltante de banco e assassina.
    Esses dois vermes petistas merecem o mesmo tratamento a que foi submetido o alferes (Tiradentes) Joaquim José da Silva Xavier.
    #LulaÉladrãoBabaca