10 Plantas que precisam de pouca água

Pessoas muito atarefadas e que passam pouco tempo em casa costumam não ter tanta disponibilidade para os cuidados com as plantas. No entanto, isso não significa que não é possível ter uma casa cheia de vida e contato com a natureza. Saiba que há diversas espécies de plantas que precisam de pouca água!

Essas espécies podem ser mantidas no ambiente interno da casa e também na parte de fora, em canteiros e jardins, por exemplo. Deste modo, são bastante resistentes a períodos de seca e até mesmo àqueles dias em que esquecemos de regar as plantas. 

Neste artigo, apresentaremos 10 plantas que precisam de pouca água. Confira e veja como manter o verde em seu lar mesmo com pouco tempo disponível. 

Espécies de plantas que precisam de pouca água

Com o grande número de tarefas que ocupam o dia a dia, é bastante comum esquecer de atividades simples e corriqueiras, como, por exemplo, regar as plantas. E está tudo bem. Acontece com todo mundo e não tem problema!

Pode ser, no entanto, que, por isso, você já tenha perdido muitas plantinhas em sua casa. Mas você sabia que há diversas plantas que precisam de pouca água e que, desta maneira, podem resistir aos esquecimentos e a vários dias de seca?

Essas espécies, aliás, não são raras, difíceis de ser encontradas. Ao contrário, podem ser achadas facilmente e compor a decoração de sua casa. 

Isso não significa, no entanto, que essas plantas não requeiram cuidado algum. Por isso, preparamos uma lista com 10 plantas que precisam de pouca água. Confira!

1 – Rosa-do-deserto

Embora seja uma espécie considerada exótica, é bastante fácil encontrar a rosa-do-deserto em floriculturas e demais estabelecimentos que trabalham com a venda de plantas. Como o nome sugere, esta é uma das plantas que precisam de pouca água. 

A rosa-do-deserto exige muita exposição à luz do Sol com exposição direta para que possa se desenvolver completamente. Embora esta seja uma planta que precisa de pouca água, as regas são necessárias em algum momento. Estas devem ser feitas em abundância, mas no momento certo. 

Portanto, para saber qual é a hora certa de irrigar a sua rosa-do-deserto é necessário verificar se o bulbo está seco. Regue somente quando não sentir umidade no bulbo ou no substrato. 

2 – Cacto

Os cactos estão entre as principais plantas que precisam de pouca água. As diversas espécies disponíveis podem ficar sob incidência direta do Sol e podem ser irrigadas com uma frequência bastante espaçada. 

A depender da espécie de cacto, é comum que a rega possa ser feita apenas uma vez por mês. Portanto, é uma opção perfeita para quem deseja ter uma casa cheia de plantinhas, mas não tem muito tempo para oferecer os cuidados adequados.

Por outro lado, é muito importante manter a atenção aos outros cuidados que os cactos podem vir a exigir, como exposição ao Sol e a qualidade do substrato, por exemplo.

3 – Suculentas

Com cada vez mais fãs, as suculentas são excelentes opções de plantas que não precisam de muita água. Isso porque essas espécies são capazes de armazenar água em seu caule e suas folhas.

Além disso, essas espécies precisam receber muita luz direta do Sol. Portanto, são ótimas para canteiros e jardineiras em janelas ou sacadas, por exemplo. 

Para que suas suculentas se desenvolvam bem e com saúde, é interessante seguir algumas dicas e cuidados específicos, como evitar vasos de plástico, misturar a terra com areia e irriga-las utilizando um regador, por exemplo.

4 – Lavanda

Quando pensamos que a lavanda já apresentou todas as suas vantagens (ser uma espécie aromática e uma erva que proporciona efeitos calmantes), ela demonstra mais um benefício. Esta também é uma das plantas que precisam de pouca água. 

Além disso, esta espécie é muito resistente a extremos como seca e frio, sendo, desta forma, uma planta que exige poucos cuidados. 

5 – Primavera

Originária da região do Mediterrâneo, a primavera é uma espécie de árvore que se adapta muito bem a ambientes secos. Ou seja, está entre as plantas que precisam de pouca água. 

Embora tenha um porte grande, a primavera também pode ser plantada em cultivada em vasos. Para isso, basta que seja um recipiente adequado para o crescimento e desenvolvimento das raízes. 

A planta pode ser encontrada em cores diversas, como o rosa, o vermelho e o roxo. 

6 – Coroa-de-Cristo

Esta espécie tem uma aparência bastante atraente e, geralmente, é utilizada como cerca-viva. Com flores miúdas em um belíssimo tom avermelhado, esta é mais uma das plantas que precisam de pouca água. 

A coroa-de-Cristo pode ser cultivada em vasos como um arbusto ornamental. Neste caso, pode alcançar os dois metros de altura. Vale pontuar, no entanto, que, para realizar as podas nesta espécie, é importante tomar cuidado, uma vez que seus galhos liberam um látex leitoso. 

Por ser tóxica, esta substância pode causar irritação nos olhos e na pele. 

7 – Agave

O agave é uma espécie de suculenta que, por ser originária de regiões quentes e desérticas do México, compõe a lista de plantas que precisam de pouca água. 

Esta planta pode ser cultivada em vasos grandes ou diretamente na terra, em canteiros ou jardins. É recomendável que fique sob exposição direta à luz solar.

8 – Penstêmon

Embora o penstêmon seja uma espécie de flor com pétalas delicadas, ele está entre as plantas que precisam de pouca água. Na verdade, neste caso, quanto menos água, melhor para o seu desenvolvimento e resistência.

Suas flores podem ocorrer em diversas cores diferentes, como roxo, rosa, vermelho e branco, por exemplo. 

9 – Ipomoea

Esta delicada espécie de flor também pode resistir a longos períodos sem irrigação, por serem muito resistentes a extremos.

A flor pode ocorrer em diversas cores, cada uma mais viva e delicada que a outra. As principais são lilás, branco, amarelo, azul e rosa. Algumas delas têm uma cor predominante e têm listras em tonalidades distintas. 

10 – Videira-de-coral

Comumente utilizada como cerca-viva, esta delicada espécie é mais uma entre as plantas que precisam de pouca água. 

Além disso, esta planta, que também é conhecida como amor-agarradinho, é uma espécie que atrai insetos polinizadores, como as abelhas e borboletas.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾