10 ideias de decoração neutra perfeitas para indecisos

Quando se está em dúvida de qual tipo de décor escolher para a casa, uma boa alternativa pode ser a decoração neutra. Mas como compor os ambientes de forma bonita e harmônica? Casa Vogue conversou com um time de arquitetos, que ensinam a maneira certa de apostar o estilo.

A arquiteta Patricia Penna lista as vantagens da decoração neutra. “É sempre atual e atemporal, transmite equilíbrio e elegância. Quando claros, os tons neutros refletem mais a luminosidade, trazendo a sensação de amplitude dos espaços. E são versáteis, pois oferecem sempre a possibilidade de mudança: basta aplicar pinceladas de cores nos objetos e complementos e se tem uma nova versão do ambiente”.

Como compor?

Pensar nas cores é o primeiro passo. “Podemos apostar em tons de bege, cinza e off-white. Utilizar materiais naturais como a madeira e o concreto é também uma boa ideia”, afirmam as arquitetas Claudia Passarini e Vanessa Paiva, do escritório Paiva e Passarini Arquitetura. Entre os materiais, elas também citam porcelanato, MDF amadeirado, cortinas de linho e tapeçaria.

+ Tapeçaria na decoração: inspire-se nestes 10 ambientes
+ Como usar cortinas na decoração

O arquiteto Lucas Lage lembra que é preciso pensar em uma “cartela base” para o projeto, determinando a cor predominante, o material e textura do que estará presente no ambiente, mas é possível ousar. “Sempre deve existir uma boa relação entre o ‘cheio’ e o ‘vazio’, dosando os espaços generosos para o olhar criar um descanso entre os objetos no espaço. Deixe pequenos pontos de cores e destaque para obras de arte e adornos. Abuse sem medo da assimetria do layout de móveis e objetos, sempre respeitando um bom espaço entre eles. Crie pesos visuais com objetos sobrepostos no tom sobre tom, e terá um resultado contemporâneo, chique e sem deixar de ser neutro”.

+ Tom sobre tom: 11 ideias para inspirar sua decoração

Patrícia incentiva a sair do lugar comum. “Existem tons como o fendi, verdes em tonalidades mais acinzentadas e tonalidades terrosas que também são neutras e podem fazer a diferença na composição. Para valorizar o resultado, vale investir nas texturas com materiais naturais, tecidos e tapetes com tramas variadas. O ideal é utilizar a mesma variação de tonalidade em pisos e paredes, cortinas e revestimentos. Já os revestimentos especiais em paredes, como tecidos, pedras, painéis em madeira, trazem sofisticação para as composições neutras”.

+ Cor bege: 10 ambientes decorados para se inspirar
+ Sala cinza: 18 ideias para a decoração

A arquiteta Carol Lovisaro diz que os têxteis devem ter presença. “Tramas fortes, fios naturais… Tapetes com tramas caem bem. Esses detalhes fazem a diferença no resultado final, porque trazem acolhimento para o espaço”.

Luminosidade

Eles concordam que a iluminação deve ser indireta, focando em alguns objetos específicos, para fazer um contraponto. “Sempre luzes neutras ou amarelas, branca jamais!”, recomendam as sócias do Paiva e Pavarini. Lucas apostaria em luminárias que rebatem a luz no teto, uso de abajur ou de fitas de LED embutidas na marcenaria. “Vão deixar o ambiente mais clean , sem ofuscar quem estiver no local”, explica.

“Adoro sancas iluminadas, pouca luz de teto, deixando as luzes para abajures e não diretas”, conta Carol. “Quando a composição é baseada em tons mais escuros, e, portanto, menos reflexivos, a iluminação pode ser mais difusa e intensa”, complementa Patrícia.

O que evitar

Os profissionais dizem o que não fica bem. “Decorações muito étnicas ou muito rústicas não combinam. É bom evitar tons escuros ou muito luminosos, que podem trazer contraste para o ambiente. Não abuse de texturas e contraste de texturas”, enumeram Claudia e Vanessa.

Lucas aconselha a “evitar materiais sintéticos, artificiais demais e imitação de texturas. Isso cria uma falsa percepção do ambiente clean e acaba se esvaindo pro kitsch“. “Fuja das cores contrastantes demais e tons fortes. Brinque nos objetos, almofadas e quadros,”, finaliza Carol.

Ideias de decoração neutra

1. Texturas

Decoração neutra: ideias de decoração perfeitas para os indecisos – A arquiteta Carol Lovisaro apostou em texturas — Foto: Victor Affaro

A arquiteta Carol Lovisaro aplicou as cores nas almofadas e quadros apostou na textura do tapete para compor a sala deste projeto.

2. Aproveitamento do espaço

Decoração neutra: ideias de decoração perfeitas para os indecisos – Lucas Lage aposta em espaços — Foto: Estudio NY/Divulgação

Neste projeto, o arquiteto Lucas Lage coloca em prática a ideia de apostar em espaços entre os móveis e objetos na decoração neutra, que explicou na entrevista acima.

3. Tom suave

Decoração neutra: ideias de decoração perfeitas para os indecisos – Letícia de Nóbrega utilizou tom suave na pintura — Foto: Mariana Orsi/Divulgação

Neste projeto assinado pela arquiteta Letícia de Nóbrega, a pintura foi feita em tom de verde menta bem claro na meia parede, agradando ao casal de proprietários e dando um toque colorido e suave ao ambiente.

4. Cinza certeiro

Escritório DK House apostou no cinza neste projeto — Foto: Divulgação

No projeto de ampliação do mezanino de um duplex em Porto Alegre (RS), batizado de DK House, os arquitetos do escritório Arquideias apostaram no cinza.

5. Refúgio

A arquiteta Carina Dal Fabbro procurou trazer aconchego e refúgio para o quarto, apostando na decoração neutra — Foto: Rafael Renzo/Divulgação

A arquiteta Carina Dal Fabbro propôs um ambiente de refúgio e relaxamento ao quarto neste projeto, combinando branco e cinza na parede e em detalhes, como as almofadas e a peseira da cama. O armário acompanhou a proposta do décor, ganhando portas de correr discretas.

6. Aproveitamento da luz natural

A arquiteta Patrícia Penna aponta o uso de tons neutros claros quando o espaço recebe luz natural — Foto: Leandro Moraes/Divulgação

A arquiteta Patrícia Penna ressalta que os tons neutros claros refletem mais a luminosidade, trazendo a sensação de amplitude dos espaços. Se o ambiente receber bastante luz natural, como neste projeto que ela assina, é uma boa aposta.

7. Tom sobre tom

Tom sobre tom no projeto assinado pela arquiteta Júlia Guadix — Foto: Divulgação

A arquiteta Júlia Guadix, à frente do Studio Guadix, optou por tom sobre tom ao escolher a cor cinza como protagonista deste projeto, com a lavanderia integrada à cozinha.

8. Verde e madeira

O verde ganha lugar neste banheiro assinado pela arquiteta Letícia — Foto: KL Fotografia/Divulgação

A arquiteta Letícia de Nóbrega mais uma vez sai do lugar-comum neste projeto, em que o banheiro combina azulejos em tons claros e verdes com a madeira, presente no gabinete e no armário do espelho.

9. Uso inteligente das cores

Arquiteto Bruno Moraes compôs o quarto com cores neutras — Foto: Divulgação

Utilizar poucos tons, mas de maneira que componham bem o ambiente faz diferença. É o caso deste projeto do arquiteto Bruno Moraes, em que o quarto varia entre cinza e branco, com o teto bege.

10. Madeira e cimento queimado

A combinação da madeira com tons neutros na composição da arquiteta Larissa Perna — Foto: Raphael Medeiros

O projeto de interiores da arquiteta Larissa Perna, do La Rous Studio, compôs o canto do home office com piso laminado de madeira com padronagem espinha de peixe, parede pintada com textura de cimento queimado, bancada de trabalho branca feita sob medida, prateleiras pretas e madeira nas laterais.

Deixe um comentário

👇🏾 DEIXE TODOS VEREM SUA OPINIÃO 👇🏾